Curso de Chefia e Liderança

Curso de Chefia e Liderança
Blog do PEB · Cursos · Curso de Chefia e Liderança

Quem é você?

Quando falamos em chefia e em liderança, de imediato nos vem à mente a tendência a confundir os conceitos, as funções e seus elementos integrantes.

Normalmente, quando se diz “líder”, pensa-se em “chefe” e, vice-versa. Há muito líder que não é chefe e há muito chefe que não é líder.

Muitas são as designações utilizadas para definir a função do chefe: chefia, direção, supervisão, gerencia, coordenador, etc, o que torna complexa qualquer tentativa de se conceituar - de um modo definitivo - o que venha a ser chefia e liderança.

Na prática, nota-se que as atribuições do chefe dependem - principalmente - do contexto em que ele estiver inserido, variando em sua intensidade de acordo com as exigências do meio e dos objetivos.

Liderança é o exercício da autoridade em um grupo social. Depende de certas qualidades que variam com a natureza do grupo social e as circunstâncias em que se estabeleceu esta liderança.

Os líderes exercem as mais diversas funções, tais como: administrador, planejador, orientador, especialista, representante externo do grupo, controlador das relações internas do grupo, o autor de punições e recompensas, árbitro e intermediário.

O assunto referente a liderança é palco de discussões entre estudantes, teóricos, homens e mulheres, pessoas das mais variadas nações, línguas, posições sociais e empresariais - do chão da fábrica à presidência.

O fundamental, quando o assunto é liderança, é o entendimento das necessidades das pessoas. É buscar saber o que elas esperam e tentar responder a cada uma das necessidades e formas de entender e agir no dia a dia. O assunto pode ser tão complexo, como a natureza humana.

Algumas pessoas dentro das empresas esperam ser cuidadas; outras querem liberdade para assumir riscos; outras são mais ponderadas; outras ainda querem fugir das responsabilidades e, assim por diante.

E então, você é chefe, líder ou não se encaixa em nenhuma dessas designações?

Acesse: https://novoprogramaeducabrasil.com.br/curso/chefia-e-lideranca e conheça o nosso curso de Chefia e Liderança.  

#chefia #liderança #líder #chefe #trabalho #emprego #capacitação #qualificação #curso #ead #cursos #liderar #atuar #trabalhar #equipe #venhaparaoPEB #PEBonline #educaçãoprofissional