Diferença entre Curso Técnico e Curso Profissionalizante

Diferença entre Curso Técnico e Curso Profissionalizante
Blog do PEB · Blog · Diferença entre Curso Técnico e Curso Profissionalizante

Tem diferença entre curso técnico e profissionalizante? 🎓

💼 Capacitar-se para o mercado de trabalho é essencial para conseguir um bom emprego. Afinal de contas, as ofertas de serviço estão cada vez mais concorridas e é fundamental ter uma formação para adquirir mais conhecimento, se diferenciar e conquistar uma vaga no mercado.

🚀 Quem deseja começar a trabalhar rapidamente, tem duas opções mais adequadas: fazer um curso técnico ou um profissionalizante. Eles apresentam diferenças que devem ser consideradas antes de escolher uma das alternativas, ainda que um não exclua o outro.

• CURSO TÉCNICO •

- Este tipo de formação pode ser feita juntamente ao ensino médio ou depois que o estudante concluir essa etapa dos estudos. Em sua grade curricular, o curso técnico irá abranger tanto questões teóricas quanto práticas para a formação do aluno, com foco nesta última, para que o estudante saia preparado para o mercado de trabalho.

- A duração de um curso técnico geralmente varia de um ano e mio a dois anos. Além disso, para que uma instituição ofereça esse tipo de formação, ela precisa ter a permissão do MEC. Sendo assim, antes de realizar a matrícula, o estudante deve conferir se o curso que ele deseja fazer é reconhecido pelo MEC.

• CURSO PROFISSIONALIZANTE •

- Diferentemente do curso técnico, o curso profissionalizante não demanda nenhuma formação anterior. Ou seja, não é necessário ter o ensino médio completo ou estar cursando essa etapa. Ele pode ser feito por qualquer pessoa, seja por aqueles que já estão colocados no mercado de trabalho ou ainda por aqueles que estão em busca do primeiro emprego.

- O curso profissionalizante também é bastante procurado para se ter uma qualificação rápida com certificação. Muitas vezes os cursos profissionalizantes abrem as portas para o mercado de trabalho, uma vez que este tipo de curso qualifica o aluno para uma área ou cargo específico a ser ocupado.

- Geralmente um curso profissionalizante é classificado por sua carga horária, que pode variar de 20 horas até 600 horas, mesclando aulas teóricas e práticas, com visitas técnicas, e as vezes estágios.

Programa EDUCA BRASIL - Educação Profissional