Você foi selecionado para a tão esperada entrevista.
Revisou seu currículo, imprimiu uma cópia para entregar ao entrevistador, está vestido(a) adequadamente, estudou sobre a empresa e revisou mentalmente as principais perguntas que precisa saber responder.
Agora, só falta um detalhe: como se comportar na hora da entrevista?
Devo cumprimentar o entrevistador formal ou informalmente? Posso gesticular? Saio falando tudo para mostrar preparo ou espero o entrevistador perguntar?
Se você foi selecionado para entrevista quer dizer que seu currículo chamou a atenção, agora é o momento de confirmar as informações e vender-se.
Quando se fala em entrevista de emprego remete-se a marketing pessoal, imagem pessoal. É o momento de vender-se; expor o que tem de melhor. Você é o seu produto. Saiba vendê-lo. Exponha suas qualidades e quando perguntado sobre defeito, diga o que tem aprendido com eles.
No processo de seleção de pessoal, a empresa planeja a contratação específica do tipo de profissional que deseja ter em seu quadro de funcionários. Para tanto, elabora um perfil da vaga. Este perfil é desconhecido do candidato, ou seja, o candidato não sabe muito sobre o que a empresa espera dele a não ser dados básicos como a função a ser desempenhada, talvez o salário e a hora de expediente.
Como o candidato não sabe tudo o que a empresa quer dele naquela vaga, a melhor estratégia é ser verdadeiro.
Ser, agir e dizer como se é de verdade. Inventar características, fingir ser diferente, fazer como um ator que representa um papel nunca dará certo.
E não dá certo porque os profissionais que fazem os processos seletivos acumulam em pouco tempo uma larga experiência e sabem logo reconhecer o que é verdade e o que é mentira.
No processo total, também são aplicados testes, dinâmicas e, dependendo da complexidade da vaga, outras entrevistas.
Se o candidato mente na entrevista ou mente no teste, a diferença nas duas avaliações ficará clara.
Se mentir, o candidato será desclassificado e perderá a oportunidade de emprego.
Confira algumas gafes que devem ser evitadas na hora da entrevista:
1. Falar mal do chefe ou emprego anterior;
2. Deixar celulares ou iPods à vista ou ligados;
3. Fazer comentário sem pensar;
4. Não saber nada sobre a empresa contratante;
5. Chegar atrasado;
6. Mostrar pouca energia;
7. Não manter contato visual com o entrevistador;
8. Falar sobre problemas pessoais;
9. Falta de visão de futuro;
10. Falta de preparo para a entrevista.
Agora, confira algumas dicas para ter sucesso na entrevista de emprego:
1. Mantenha a pontualidade e aparência pessoal adequada;
2. Controle a ansiedade. Demonstrar nervosismo pode remeter que você não consegue praticar o autocontrole de suas emoções;
3. Comprimente o entrevistador firmemente, de forma que passe uma "energia positiva" a ele, demonstrando seu fiel interesse em estar ali e pela vaga;
4. Ao falar de suas experiências, comece do macro para o micro, falando primeiro de suas experiências mais bem sucedida;
5. Mantenha sua naturalidade. Porém, não se solte e gesticule de mais, parecendo um "boneco doido" e nem se sinta retraído, dando a impressão de ser introvertido demais;
6. Para não haver distração, desligue ou deixe no modo silencioso o seu celular;
7. Ao despedir-se, cumprimente o entrevistador com a mesma energia do início da entrevista. Lembre-se que sua postura é avaliada do início ao fim.
Além dessas dicas, nossa Plataforma EaD oferece aos alunos um treinamento completo de como se comportar na entrevista de emprego.
A Plataforma ainda oferece uma ferramenta exclusiva aos alunos para a construção e edição de currículos.
#entrevistadeemprego #treinamento #preparo #profissional #mercadodetrabalho #emprego #PEBonline #venhaparaoPEB #qualificaçãoprofissional