Qualificação e Capacitação

Qualificação e Capacitação
Blog do PEB · Blog · Qualificação e Capacitação

Qual a diferença entre esses dois termos?

Vamos direto ao ponto.

Qualificação refere-se a conhecimentos.

Capacitação refere-se à capacidade de desempenhar algo.

Quando você é qualificado, quer dizer que você adquiriu conhecimento sobre determinado assunto, matéria ou disciplina; é quando você estudou e obteve entendimento/intelecto exemplar sobre o conteúdo/matéria estudada: você está qualificado.

Quando o individuo faz um curso; uma faculdade, provavelmente, ao final de seus estudos, ele estará qualificado para se expressar sobre aquilo; poderá realizar trabalhos e atividades profissionais condizentes à sua qualificação.

Quando você é capacitado, quer dizer que – além da qualificação – você também adquiriu capacidade de exercer uma função/atividade profissional: ocupou um cargo e está conseguindo desempenhar com êxito suas tarefas.

Quando você ocupa um cargo e começa a exercer uma profissão, você terá que lidar com atividades variáveis que aquela função apresentará. Sua capacidade de conseguir superar todas essas tarefas cotidianas e, as vezes, outras incomuns, capacita você a se manter naquele cargo.Geralmente, a capacitação vem após a qualificação (mas isso não é uma regra).

A qualificação está mais ligada a estudos e conhecimentos; a capacitação está mais ligada a treinamentos e experiências.

Por exemplo: quando você é candidato à uma vaga de emprego, provavelmente você está qualificado para a vaga em aberto: você possui certificados de cursos ou diploma de faculdade e, conhecimentos sobre a área da vaga de emprego. Sendo contratado (por conta de suas qualificações) para ocupar a vaga, você passará por processos internos da empresa (treinamentos e testes), a fins de se capacitar (período de experiência), alinhando suas qualificações à capacitação que aquela atividade profissional exige.

Mas então, uma coisa depende da outra? Sim!

Primeiro, você precisa ser qualificado. Sem qualificação você não será selecionado em um processo seletivo; segundo, você precisa se capacitar. Sem capacitação você não terá capacidade de se manter no cargo que recentemente veio a ocupar.