Como conseguir um emprego sem possuir experiência?

Como conseguir um emprego sem possuir experiência?
Blog do PEB · Blog · Como conseguir um emprego sem possuir experiência?

Primeiro emprego: como conseguir uma vaga sem experiência ❓

💼 Muitas vezes, quem é jovem procura as primeiras oportunidades profissionais. E mesmo com força de vontade e fome de aprender, vê as vagas de trabalho distantes. Afinal, como conseguir emprego sem experiência, né?

🚀 Lidar com esse cenário pode ser um desafio, e é natural que você esteja preocupado nesse momento. Além disso, as ações pra ser mais competitivo exigem um pouco de esforço, principalmente pra melhorar o currículo.

🌟 Você quer aprender? Então, se liga. A gente preparou este post com 3 dicas pra encontrar vagas sem experiência e ser bem-sucedido nos processos seletivos.

1 • Invista em capacitação

Conhecimento nunca é demais, e em uma seleção de emprego ele tem muito valor. Participe de eventos na sua área, como palestras, workshops e faça o máximo de cursos que puder. Aproveite esses momentos para fortalecer a sua rede de contatos. Hoje, existem muitas opções de cursos online com certificado que são gratuitos e com um excelente conteúdo. Então, a falta de dinheiro não é desculpa! Para se capacitar você só precisa de dedicação e disciplina.

2 • Realize trabalhos voluntários

O trabalho voluntário é uma ótima alternativa para enriquecer o currículo, além de te ajudar a compreender a dinâmica do mercado.

É possível, também, construir um networking sólido que pode ser muito estratégico para conquistar um emprego por indicação, por exemplo. Para ser voluntário, procure por Organizações Não Governamentais (ONGs) em sua cidade que precisem de profissionais na sua área de formação. Se durante a pesquisa, você encontrar uma causa com a qual se identifique, é ainda melhor para manter a sua motivação em alta.

3 • Não tenha medo de começar de baixo

Procure por oportunidades naquelas empresas que combinam com suas expectativas pessoais e profissionais. Não tem problema se o cargo for menor do que você imaginava estar, é o seu primeiro emprego. O mais importante é mostrar para o contratante que você quer essa oportunidade para justamente mostrar o seu melhor e crescer junto com a empresa.

• Programa EDUCA BRASIL - Educação Profissional