Disciplina e resiliência são duas virtudes que andam lado a lado e que todo empreendedor deve possuir.
Nos últimos tempos, quem de nós já não ouviu falar em disciplina e resiliência?
Indiscutivelmente, essas virtudes são fundamentais para quem empreende e, quem não as possuir, poderá ser penalizado pelo próprio meio do empreendedorismo.
Quando se tem disciplina, você sabe que deve manter a determinação acima de tudo, criando e praticando hábitos saudáveis no seu cotidiano: isso lhe manterá no caminho certo, rumo ao objetivo final.
Tendo disciplina, você manterá o foco no que interessa, realizando suas atividades de forma organizada, trabalhando com o propósito de crescimento. Mantendo a disciplina sobre o que você realiza, inevitavelmente você se tornará resiliente.
Resiliência é conseguir se manter firme no seu propósito, apesar das adversidades do caminho; é saber onde você quer chegar, fazendo o que for preciso para alcançar o que pretende.
Uma pessoa resiliente conhece seu potencial, por isso, mantém sua posição, conseguindo superar os obstáculos que surgem à frente.
Ser resiliente é fundamental para àqueles que planejam a longo prazo, pretendendo atingir um determinado objetivo final.
Agora – apesar de não ser o foco desse artigo - também vamos falar de rotina.
Apesar de parecidas, não confunda rotina com disciplina.
A rotina pode transmitir um estado de estagnação; de que, todos os dias você realiza as mesmas atividades, sem que elas venham a gerar resultados satisfatórios com o passar do tempo.
Vejamos exemplos práticos de rotina, disciplina e resiliência.
Exemplos de rotina:
Você vai e volta do trabalho (escola, qualquer lugar) todos os dia nos mesmos horários;
Você realiza determinada atividade todos os dias (ou quase todos), mas sem objetivos, não gerando resultado algum;
Você acorda e vai dormir todos os dias nos mesmos horários, fazendo sempre as mesmas coisas, apenas por fazer.
Isso é rotina.
Exemplos de disciplina:
Quando você lê 15 páginas de um livro por dia para atingir a meta de ler 10 livros no semestre, com o objetivo de adquirir mais conhecimentos;
Quando você treina uma hora por dia para atingir a meta da condição física desejada, no período de 90 dias;
Quando você estuda uma hora por dia para conseguir aprender as matérias e estar preparado para o momento da prova que acontecerá antes do fim do ano, com o objetivo de ingressar numa carreira;
Quando você planeja e começa a trabalhar num projeto, definindo períodos de trabalho, metas e prazos de implementação, trabalhando com foco no objetivo.
Isso é disciplina.
Exemplos de resiliência:
Por um período de tempo você estuda com disciplina para poder passar na prova, mas acaba sendo reprovado. Então, você volta a se preparar, estudando e mantendo a disciplina, até atingir o objetivo: o de passar na prova;
Você trabalha num projeto e define metas e prazos de lançamento, mas no decorrer do caminho, imprevistos acontecem e o projeto não é lançado na data prevista. Então, você volta a trabalhar nesse projeto, corrige os erros e acerta no lançamento (as vezes, por muitas vezes).
Isso é resiliência.
Atenção!!! Muitas vezes a rotina te leva à disciplina (isso é bom). E em outras, a disciplina pode te levar a cair na rotina (isso é ruim).
Em última análise, rotina é aquele vai e vem do dia a dia; aquilo que você faz cotidianamente no automático, muitas vezes até sem perceber.
Disciplina é aquilo que você faz com determinação, ligado a metas e objetivos.
Se você realiza atividades rotineiras, acrescente uma meta ou objetivo nessa sua rotina. Dessa forma, a rotina passará a ser disciplina. E como já vimos anteriormente no texto, quem mantém a disciplina - além de se tornar disciplinado - também acaba se tornando uma pessoa resiliente.
Uma dica: não desanime! Mantenha sua disciplina e foque no objetivo final. Pessoas bem resolvidas conhecem o potencial que possuem.
Acesse nosso site: https://novoprogramaeducabrasil.com.br/licenciados e conheça o Meu Negócio Educacional EAD.
#disciplina #resiliencia #força #garra #determinação #foco #objetivo #metas #poder #capacidade #potencial #negocios #empreender #empreendedorismo #PEBnegocios #venhaparaoPEB