Programa Saúde para o Futuro da Família

Programa Saúde para o Futuro da Família
Blog do PEB · Cursos · Programa Saúde para o Futuro da Família

Com o propósito de desenvolver um projeto que atenda as necessidades primárias em relação à saúde pública em sua prevenção e, que possa ser implantado com eficácia àqueles que mais necessitam, ou seja, a comunidade, elaboramos o Programa Saúde para o Futuro da Família, visando capacitar os Profissionais Agentes de Saúde, para que esses possam atuar de forma mais eficaz junto às famílias atendidas por si.

O Agente de Saúde em sua principal atividade deve contribuir para a qualidade de vida daqueles que passam por sua vigilância. Dessa forma, esse profissional deve manter-se atualizado, motivado e sempre disposto a agregar conhecimentos que contribuam em suas ações e que possam proporcionar uma melhor atuação em suas atividades.

O Agente Comunitário de Saúde é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção na saúde, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço de saúde. Um Agente Comunitário de Saúde participa, com as equipes de saúde e a comunidade, da elaboração, programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde.

Está sob as responsabilidades de um ACS atuar na perspectiva de promoção, prevenção e proteção da saúde, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde, realizar mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde, consolidando e analisando as informações obtidas, fazer programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde, participar e mobilizar a população para as reuniões do conselho de saúde, identificando indivíduos ou grupos que demandam cuidados especiais, sensibilizando a comunidade para a convivência.

O Programa Saúde para o Futuro da Família também faz parte dos serviços disponibilizados aos licenciados. Desta forma, cada licenciado do PEB também atuará com este projeto na área de abrangência de sua licença.

#saúde #prevenção #família #cuidados #cursos #qualificação #ead #curso #online #programa #empreender #empreendedorismo #negocios #parceria #licenças #licenciados #plataformaead #venhaparaoPEB #PEBonline